Artistas exibem trabalhos inspirados no tema futebol

Posted on 7/22/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

Jéssica Martins é a premiada no 1º lugar, na categoria Pintura
Mostra Pernambuco, uma paixão por futebol tem início no próximo dia 20, no Santander Cultural Recife.

A partir desta sexta-feira, 20 de julho até 19 de agosto, deste ano, o Santander Cultural abre as portas para uma exposição na qual o futebol é grande inspiração para peças criadas nas áreas da fotografia, pintura e xilogravura, entre outros suportes. A mostra, intitulada, Pernambuco, uma paixão por futebol é promovida pelo Sebrae em Pernambuco e composta por 24 trabalhos criados por artistas pernambucanos.

A exposição prevista entre as ações que serão realizadas dentro do projeto SEBRAE 2014, foi criada com a proposta de exibir ao público trabalhos inspirados naquela que é a paixão nacional: o futebol. De quebra, vem para incentivar e difundir a produção artística pernambucana e celebrar o esporte como uma realização da criatividade e técnicas locais.

Podem ser vistas criações na área das artes visuais (como pintura, fotografia, gravura, desenho e escultura, também arte popular). As peças são resultado do concurso cultural de mesmo nome promovido pela entidade, cuja premiação será realizada na semana de abertura do evento.

Na premiação, os artistas que obtiverem o primeiro lugar em cada categoria (Fotografia, Pintura, Escultura e Arte Popular) serão contemplados com viagem de visita técnica a um polo internacional reconhecido na área das artes visuais. Para o 2º e 3o colocado em cada categoria, a viagem terá como destino um polo nacional. Os demais selecionados receberão declaração de participação. A exposição Pernambuco, uma paixão por futebol tem curadoria do museólogo Raul Lody.

A data não poderia ter sido outra: o Dia do Futebol. Os artistas plásticos, artesãos e fotógrafos integrantes do concurso cultural Pernambuco uma paixão por futebol, promovido pelo Sebrae em Pernambuco, participaram da abertura da Mostra com os produtos criados por esses artistas, que tiveram inspiração em uma das grandes paixões nacionais, o futebol. Em Pernambuco, esse sentimento foi expresso por eles e apresentados na noite desta quinta-feira, 19, no Santander Cultural Recife, no Bairro do Recife, quando ocorreu a divulgação dos premiados. A Mostra ocorre a partir desta sexta-feira, 20, até o dia 19 de agosto.

Foram 24 trabalhos selecionados. Os primeiros lugares premiados, por categoria, são: Edmar Ferreira de Melo (Fotografia); Jessica Martins Alves da Costa (Pintura); Ivo Diodato Silva (escultura); e Maria das Neves Melo. “A premiação representa mais uma etapa feliz do trabalho que está sendo realizado. Sempre gostei de ver as imagens em câmera lenta”, diz a artista plástica Jéssica Martins sobre a sua pintura que teve inspiração no movimento dos jogadores.

Para Pio Guerra, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, a principal finalidade desse evento é a questão da Copa em Pernambuco. “Estamos mostrando ao público pernambucano e às pessoas que visitam o estado a qualidade de nossa arte. São artistas que precisam ser reconhecidos e têm aqui a oportunidade de se mostrar. E isso dá reconhecimento a ele, e também dá a oportunidade de eles melhorarem sua produção. Também é um processo de mostrar a importância para a pequena empresa do que está acontecendo aqui no estado”, afirma.

A exposição tem nas ilustrações do chargista Humberto Araújo um bem-humorado painel de oportunidades destacadas para o evento esportivo, a exemplo do Empreendedor Individual, Comércio, Gastronomia, Economia Criativa e Investimentos Estruturadores, compondo o ambiente da Mostra.

“A importância dessa ação é que você valoriza a criação regional valoriza o artista, e dá oportunidade para ele de estar abrindo mercado. E, por outro lado, você está explorando o tema futebol sob variadas técnicas. Tem fotografia, pintura, escultura”, avalia Raul Lody, curador da Mostra.

Ivo Diodato, ceramista de Tracunhaém que criou a peça vencedora na categoria Escultura, inspirado na ‘malandragem’ de Neymar e na obra Abapuru, de Tarsila do Amaral, recebeu capacitação do Sebrae em gestão do Marketing, associativismo, liderança e contato com o público. “A sensação tem ganhar em primeiro lugar não tem palavras. A alegria, a emoção e a sensação de vitória são surpreendentes. Devo muito ao Sebrae, pois foi ele que me ensinou a plantar. E só tem colheita quem planta. Pernambuco tem muito a ganhar com esse desafio que o Sebrae lançou para a gente. Eu acreditei e estou aqui”, declara.

Segundo o coordenador das unidades culturais do Santander, Carlos Trevi, esta é uma iniciativa ‘muito interessante’ no sentido de discutir um assunto que está muito presente, que é a Copa do Mundo de futebol, e também de valorizar os artistas pernambucanos. “O Sebrae se antecipou em dois anos nessa questão da Copa. Esta é a primeira iniciativa que a gente vê em Pernambuco. O Sebrae está antecipando isso. Está colocando na cabeça das pessoas”, ressalta.

A exposição Pernambuco, uma paixão por futebol está entre as ações que serão realizadas dentro do projeto Sebrae 2014, foi criada com a proposta de exibir ao público trabalhos inspirados naquela que é a paixão nacional: o futebol. De quebra, vem para incentivar e difundir a produção artística pernambucana e celebrar o esporte como uma realização da criatividade e técnicas locais. Podem ser vistas na Mostra criações na área das artes visuais (como pintura, fotografia, gravura, desenho e escultura, também arte popular). 

Na premiação, os artistas que obtiverem o primeiro lugar em cada categoria (Fotografia, Pintura, Escultura e Arte Popular) serão contemplados com viagem de visita técnica a um polo internacional reconhecido na área das artes visuais. Para o 2º e 3o colocado em cada categoria, a viagem terá como destino um polo nacional.

Os demais selecionados receberão declaração de participação. A exposição Pernambuco, uma paixão por futebol tem curadoria do museólogo Raul Lody.

Confira a relação completa dos premiados:

Fotografia
1º lugar Edmar Ferreira de Melo
2º lugar Isabela Moreira Azoubel
3º lugar Daniel Siqueira

Pintura
1º lugar Jessica Martins Alves da Costa
2º lugar Edilene Valença Corrêa
3º lugar Adjay Gomes dos Santos Filho

Escultura
1º lugar Ivo Diodato Silva
2º lugar Gilberto Cadengue Silva
3º lugar Leonardo Leal

Arte Popular
1º lugar Maria das Neves Melo
2º lugar Eduardo José A. Montenegro
3º lugar Theodora Terezinha de Jesus P. do Nascimento

Serviço
O quê: exposição artística Pernambuco, uma paixão por futebol
Quando: 20 de julho a 19 de agosto de 2012
Horário: 13h às 20H
Onde: Santander Cultural - Av. Rio Branco, 23, bairro do Recife – Recife – PE
Entrada gratuita