Atrações no Jazz & Blues de Guaramiranga

Posted on 1/29/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

Vamos continuar na trilha do Jazz & Blues?

O público de Fortaleza no Brasil já entrou no clima do Festival Jazz & Blues. Desde o dia 18, seis bares da Cidade promovem apresentações destes gêneros musicais, de terça a sábado. Nos palcos, Márcio Resende, Duna’s Jazz Band, Felipe Cazaux, Puro Malte, Victor Gueiros, Blues Label, Moby Dick e Allysson dos Anjos.

Eles se revezam em apresentações no Café Pagliúca, Degusti, Bar Altas Horas, Butiquim, Barril 85 e Arre Égua. Confira a programação e maiores detalhes em www.jazzeblues.com.br

Depois é só curtir a boa música no friozinho da serra de Guaramiranga durante Carnaval.

Atrações no Jazz & Blues
O brasililense é considerado um dos maiores gaitistas do mundo na atualidade

A harmônica impecável de Gabriel Grossi 

A habilidade do brasiliense Gabriel Grossi com a gaita é de intimidar qualquer mestre do instrumento. Com uma brasilidade aflorada, Grossi explora o som das harmônicas de forma original no rico universo da música brasileira. Ele figura hoje entre os grandes nomes da gaita mundial, já com cinco discos lançados e parcerias com Chico Buarque, Dave Matthews, Guinga, Lenine, Djavan, Milton Nascimento e Ney Matogrosso, entre outros.

Em Guaramiranga, Grossi apresenta-se acompanhado de seu trio, formado em 2009, que tem Guilherme Ribeiro nos teclados e Sérgio Machado na bateria. A apresentação é na primeira noite do Festival Jazz & Blues na serra, 18/02, sábado de Carnaval, abrindo a sessão das 21h na Cidade Jazz & Blues. Na mesma noite, apresenta-se também o cubano Omar Puente, um mestre do violino.

Gabriel Grossi estreou em disco com "Diz que fui por aí" (Delira Música), que recebeu elogios tanto em relação à original concepção musical quanto ao trabalho de composição e arranjos. Lançou também o álbum “Afinidade” (Biscoito Fino) em duo com o grande violonista Marco Pereira, projeto altamente elogiado pela crítica, do mesmo modo que seu terceiro CD, “Arapuca” (Delira Música), inspirado no universo do forró. Em 2009 formou o trio com Guilherme Ribeiro e Sérgio Machado, com quem gravou seu quatro CD, “Horizonte - Gabriel Grossi Trio” (Delira Música), dedicado aos três mestres do sopro, Paulo Moura, Raul de Souza e Mauricio Einhorn. No ano passado, lançou em duo com o premiado guitarrista Diego Figueiredo o CD “Zibididi”, álbum composto exclusivamente por temas autorais. 


Tatiana Parra entre os integrantes do Grupo Solar 

Grupo Solar e a música que vem do mundo 

Unidos pela mais universal de todas as linguagens - a música - o Grupo Solar e a cantora paulista Tatiana Parra rompem fronteiras e fazem um som original, gestado na cosmopolita cidade de São Paulo. Além de Tatiana (voz), o grupo conta com Zéli Silva (baixo), Edu Ribeiro (bateria), o argentino Andrés Beeuwsaert (piano) e o belga Henri Greindl (guitarra e violão). A capital cultural da América Latina foi o ponto de encontro dos artistas, que têm em comum, além de carreiras autorais consolidadas, o gosto pela riqueza rítmica, melódica e harmônica, pela improvisação e pela exploração de diversas cores e texturas sonoras. 

Em Guaramiranga, eles se apresentam na segunda-feira, dia 21/02, na sessão de 21 horas da Cidade Jazz & Blues, dia que também conta com apresentação do violonista Yamandu Costa (RS). Além de ser atração no palco, o guitarrista do Grupo Solar, Henri Greindl, minista oficina do projeto Residências Artísticas do Festival. 

Estrela de voz impecável, Tatiana Parra é uma das raras cantoras de sua geração com tamanha experiência musical, tendo trabalhando desde os 5 anos de idade. A intérprete e compositora é conhecida e admirada no meio musical, por participações em shows e discos dos mais variados nomes: de Ivan Lins a Omara Portuondo, de Rita Lee a Chico Pinheiro, passando por Toquinho, Dante Ozzetti e dezenas de outros. 

Sua voz pode ser ouvida em mais de 30 discos lançados por diversos artistas. Em junho de 2010 lançou seu primeiro CD solo (Inteira), que conta com participações de César Camargo Mariano, Nailor Proveta, Teco Cardoso, além do trio argentino Aca Seca. 


Roberto Taufic e Eduardo Taufic. Foto: Pablo Pinheiro 

Um bate rebate musical de dois irmãos 

A parceria dos irmãos Roberto Taufic e Eduardo Taufic, o primeiro no violão e o outro no piano, é prova que a musicalidade está no sangue do artista. Os dois imprimem uma aula de espontaneidade e improvisação, expressas em seus instrumentos com lirismo, ritmo e cores. A criatividade dos arranjos e o estilo marcante dos dois instrumentistas estão bem representados nas composições próprias, com melodias límpidas que se amplificam na alma de quem as escuta. A bagagem adquirida pelos dois ao longo de mais de duas décadas e o carinho pela música universal, sem limites, resultam na parceria ”Bate Rebate”, DVD ao vivo lançado em 2009 e que mostra toda a beleza dessa parceria mais que familiar entre Roberto Taufic e Eduardo Taufic. 

Para a apresentação no Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, o duo conta com o auxilio luxuoso de Darlan Marley na bateria e Airton Guimarães no contrabaixo. Eles tocam no sábado, dia 18/02, ao Pôr do Sol na Cidade Jazz & Blues. O show é gratuito e acontece após o Toca Jazz, que é a apresentação dos alunos do percussionista Marco Lobo na Residência Artística. 

Roberto Taufic, o mais velho dos dois irmãos, nasceu em Honduras, na América Central, chegando ao Brasil com a família aos cinco anos de idade. Aos 15 já tocava violão e cavaquinho e aos 17 anos já era músico profissional. Em 2010 lançou seu primeiro disco de violão solo, “Eles & Eu”, seguido da parceria com a cantora italiana Barbara Raimondi, no disco “Contigo en la distancia”, gravado em Londres e dedicado à musica da America do Sul. 

Eduardo Taufic é pianista, tecladista, arranjador e produtor musical. Nasceu em Natal (RN) onde iniciou seus estudos na música, iniciando em 1991 sua carreira profissional. Teve como principal influência seu irmão, Roberto Taufic, Michel Petrucciani, Oscar Peterson e Chick Corea. Eduardo já arranjou, dirigiu e tocou em mais de 400 álbuns e em shows de artistas como Núbia Lafayette, Elza Soares e Gilliard. 

Curtas

Danilo Caymmi faz dois shows
em Fortaleza.
Foto: Chico Gadelha
Mais uma atração confirmada
Está cofirmado! O cantor, compositor e arranjador Danilo Caymmi encerra a edição 2012 do Festival Jazz & Blues em Fortaleza após o Carnaval. Serão dois shows gratuitos. O primeiro será na sexta-feira, dia 24/02, às 19h30, no Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará, em duo com o violonista Flávio Mendes. No domingo, ele encerra a programação do Festival com show no Anfiteatro Flávio Ponte (na Volta da Jurema, na Av. Beira Mar), acompanhado de banda para apresentar seu novo trabalho, “Alvear” (Biscoito Fino). Quem abre a programação da última noite do Festival em Fortaleza, a partir das 19h, é o cearense Cainã Cavalcante, que é também uma das atrações na serra durante o Carnaval. 



Uma das turmas das oficinas realizadas
entre dezembro e janeiro.

A caminho das Residências Artísticas
O Festival Jazz & Blues divulgou os selecionados para as Residências Artísticas, que acontecem na semana que antecede o Carnaval na cidade de Pacoti, vizinha a Guaramiranga. Eles participaram das Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, do projeto Música é para a Vida, realizadas em todo o estado, entre dezembro e janeiro. Foram selecionados 100 estudantes e 20 arte educadores da rede pública de ensino do Ceará. Também vão participar 10 estudantes de música da UECE. Entre os professores quatro das atrações do Festival Jazz & Blues: Henri Greindl (Grupo Solar), Eduardo Taufic, Marco Lobo e Cainã Cavalcante. Também são professores das Residências os músicos Widor Santiago, Miquéias dos Santos e Ricardo Pontes. A lista dos selecionados poderá ser consultada no www.jazzeblues.com.br. 




Cachoeira de São Paulo, em
Guaramiranga

Dica de Turismo na Serra
Quem vai a Guaramiranga não pode perder a chance de ficar mais perto da natureza realizando trilhas em meio à mata atlântica e desfrutando do banho renovador nas cachoeiras cristalinas de água mineral da região. Uma boa dica é a Cachoeira de São Paulo, distante 9 km da sede, com acesso por trilha e via calçamentada. Outra opção é a Cachoeira do Urubu, com acesso também por trilha, distante 6 km da Cidade. Para quem prefere algo mais acessível, vale visitar o Parque das Cachoeiras, que fica a cerca de 8 km de Guaramiranga e pode-se chegar de carro, contando com estrutura de hotel e restaurante próximo às quedas d’ água. 


Ingressos à venda
Quer uma dica?

Garanta seu lugar nos shows das 21h que vão acontecer em Guaramiranga.

Os ingressos já estão à venda em Fortaleza nas lojas Meia Sola dos Shoppings

Bambuy, Iguatemi, Aldeota e Varanda Mall.

E há também venda online no site da Bilheteria Virtual: www.bilheteriavirtual.com

Preços: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

Confira a programação no www.jazzeblues.com.br