Mostra de arte é destaque do “Italia Comes to You”

Posted on 10/07/2011 by UNITED PHOTO PRESS

O evento que passou pela China e Rússia é o maior já realizado no Brasil para divulgar o turismo e cultura italianos. O fio condutor será a exposição “A Itália vista pelos artistas estrangeiros”, que traz o melhor da arte contemporânea nacional

Uma exposição de arte inédita inspirada na Itália, que inclui pintura, escultura, fotografia e grafite, será exibida em São Paulo de 15 a 23 deste mês. As obras produzidas por artistas plásticos renomados, como Antônio Peticov, Caciporé Torres, Claudio Tozzi e Ziraldo, entre outros, serão um dos destaques do Itália Comes to You – A Excelência em Turismo, Arte e Made in Italy, evento gratuito e aberto ao público, promovido pela ENIT – Agência Nacional Italiana de Turismo. Além de São Paulo, percorrerá as cidades de Porto Alegre (29/10 a 6/11) e Rio de Janeiro (12 a 20/11).

O Itália comes to you tem o objetivo de divulgar a Itália como destino estratégico de turismo e negócios e abrange desde a cultura e o turismo italianos, até os segmentos de arte, moda, design, cicloturismo, enogastronomia, esportes e acessibilidade.

Salvatore Costanzo, diretor para América Latina da ENIT, conta que um dos pilares do projeto será a exposição A Itália vista pelos artistas estrangeiros, corredor de arte que mostrará obras de nove artistas brasileiros contemporâneos: “Durante 20 dias, eles percorreram diversas regiões turísticas da Itália para buscar inspiração e desenvolver suas obras. O público verá isso em primeira mão, assim como já aconteceu na Rússia e na China”.

Ao citar esses países, Costanzo refere-se aqueles que integram os BRIC’s (Brasil, Rússia, Índia e China) e que são estratégicos para o governo italiano como destino turístico e de negócios. “Realizamos na China e Rússia a mesma ação. Convidamos artistas desses lugares para conhecer a Itália em busca de inspiração para desenvolver suas obras”, explica o executivo.

Inspiração

Divididos em dois grupos, André Filur, Antônio Peticov, Caciporé Torres

Claudio Tozzi, Franco Cava, Hô Monteiro, Rodrigo Erib, Ziraldo e Zélio Alves Pinto viajaram pela costa dos mares Tirrênico e Adriático, onde encontraram elementos que definiram o formato de seus trabalhos.

As obras

Antonio Peticov, um dos principais artistas brasileiros integrados aos movimentos artísticos de vanguarda na segunda metade da década de 60 e grande expoente da pintura acrílica, conta que o convite foi, de fato, uma surpresa, mas também uma recompensa pelo contexto de seu trabalho. “O projeto Italia Comes to You é interessante porque permitirá mudar para melhor o cenário do turismo brasileiro naquele país”, destaca o artista.

Peticov apresentará L’Italia, tela que une a linguagem de seu trabalho às paisagens de algumas províncias visitadas, como a Toscana, com a imagem suspensa do Monte Etna, visto como uma miragem lúdica e realista.

O artista visual André Filur, que começou seu trabalho grafitando muros nas ruas de São Paulo, também elogia o projeto e diz que ficou satisfeito com o convite da ENIT para conhecer a Itália. Para a mostra, Filur desenvolveu a obra Encantadora, que representa a Itália com sua tradicional máscara de Veneza nas cores brasileiras. Outro elemento usado é o “cucú”, tradicional flauta de madeira pintada à base de café, que emite um som dourado com o formato do infinito, evocando a infinidade de riquezas culturais do país e atraindo os peixes das cores do Brasil.

Filur ressalta que o vestido de Encantadora representa o mar Adriático, juntamente com suas rochas e belas flores da primavera: “Ela ajoelhada representa a religiosidade, a reza, algo muito forte no País. Em relação à pintura corporal, pude mostrar um pouco do Brasil, o índio brasileiro, fazendo assim uma mistura de etnias, a mistura de Brasil-Itália”, sublinha.

Já Franco Cava, autor de diversas músicas que conquistaram as rádios italianas e foram incluídas em trilhas sonoras de filmes e programas de televisão daquele país, compôs especialmente para o evento a canção Mediterralia, uma releitura italiana da canção Tropicália, com profusão da cultura brasileira e italiana: “Sou a Lua de Amalfi no céu de Copacabana/sou o inferno de Dante num cordel nordestino”.

Ziraldo, criador do clássico Menino Maluquinho e um dos artistas mais influentes do país, apresentará no Italia Comes to You sua visão particular sobre Pinocchio, o célebre personagem do italiano Carlo Collodi. Intitulada Pinóquio, o Verdadeiro, a obra foi pintada em acrílico sobre tela e promete ser uma das grandes atrações da mostra: “Meu trabalho para esta mostra retrata a efervescente vida artística atual nos museus italianos. A Bela Península vive um novo Renascimento”.

Para a exposição, Claudio Tozzi desenvolveu uma obra que mistura três ícones italianos: o design, a imagem do Coliseu e uma bandeira com as cores verde, vermelho e branco: “No fundo apliquei um ocre que remete à cor mais presente nas cidadezinhas italianas”, explica.

O paulista Caciporé Torres criou uma escultura modelada em ferro, com o formato geográfico italiano e a nomeou de A Itália é uma Obra de Arte. “Procurei expressar no meu trabalho a síntese do que senti em minhas viagens a diversas localidades daquele país. Tudo é uma grande manifestação artística e isso me inspirou para o desenvolvimento dessa obra”, sublinha o artista.

Zélio Alves Pinto, irmão de Ziraldo, apresentará a obra A Bela Península e suas Circunstâncias, em técnica mista, que busca mostrar a complexidade de tradições e cultura do país europeu.

O fotógrafo publicitário Rodrigo Erib produziu para a mostra três retratos em preto e branco e uma imagem colorida de uma paisagem: “Procurei mostrar como a Itália é um país fantástico e as pessoas maravilhosas”, destaca.

O artista gaúcho Hô Monteiro, desde pequeno profundo admirador da cultura italiana, desenvolveu para a mostra uma de suas principais técnicas: detalhes de corpos extraídos de pinturas dos clássicos artistas Caravaggio e Michelângelo: “Sempre busco um traço mais limpo e moderno e a isso se somam formas geométricas e arquitetônicas”, detalha.

Ao final da exposição, as obras irão para o acervo permanente do Ministério do Turismo da Itália, em Roma.

Cupido

Também será exposta ao público, pela primeira vez no Brasil, uma escultura em bronze produzida no início do século XIV pelo artista Guiglelmo della Porta e que representa o Cupido, vinda do Palácio Real de Capodimonte, em Nápoles. Ao mesmo tempo, o famoso artista moderno italiano Roberto Bertazzon exporá sua obra Alberi in via di estinzione (Árvores em via de extinção), produzida com vidro de Murano.

Agenda
•São Paulo – 15 a 23 de outubro
•Porto Alegre – 30 de outubro a 06 de novembro
•Rio de Janeiro – 12 a 20 de novembro
ENTRADA FRANCA