Exposição em Lisboa destaca o Fado nas artes plásticas

Posted on 8/11/2011 by UNITED PHOTO PRESS

São 128 obras de artistas portugueses que revelam como estes recriaram o Fado no domínio das artes plásticas. A exposição «Ecos do Fado na Arte Portuguesa XIX-XXI» pode ser visitada até 17 de Setembro, em Lisboa. Está patente no Páteo da Galé, em plena Praça do Comércio e enquadra-se na candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Dedicada à presença do Fado nas Artes Plásticas, a exposição é promovida pela Câmara Municipal de Lisboa através da EGEAC/Museu do Fado. “O Fado também influenciou outras artes” e da pintura à gravura, passando pelo desenho e pela escultura, esta exposição “mostra o enraizamento do fado no território e que sempre foi objecto de fascínio dos artistas”, disse à Lusa, Sara Pereira, directora do Museu do Fado e comissária da exposição.

As 128 obras de artistas portugueses que compõe a exposição, dão a conhecer várias formas de representação do Fado na arte nacional nos séculos XIX-XX. Estão reunidos no Páteo da Galé trabalhos que testemunham a recriação do tema por artistas como Roque Gameiro, Columbano Bordalo Pinheiro, José Malhoa, Almada Negreiros, Amadeo Souza Cardoso, Stuart Carvalhais, João Abel Manta, Carlos Botelho, Miguel Palma, Júlio Pomar, Paula Rego, Graça Morais, Joana Vasconcelos, entre outros.

 “Um olhar atento sobre as artes plásticas nacionais que representaram o tema, atesta, inevitavelmente, o profundo enraizamento do Fado à escala regional e nacional, bem como a transversalidade da sua representação, como objecto de inesgotável citação e recriação pictórica pelas sucessivas gerações de artistas plásticos nacionais”, referem os organizadores.
Ecos do Fado na Arte
Portuguesa XIX-XX
Sala do Risco, Pátio da Galé
Praça do Comércio
8 de Julho a 17 de Setembro
Diariamente, das 10 às 19h00
Entrada Livre