Artistas expõem obras para saudar Dia da Paz

Posted on 4/01/2011 by UNITED PHOTO PRESS

Uma exposição de pintura, de Filomena Coquenão, e de esculturas em bronze, de Mpambukidi Nlunfidi, está patente desde ontem, em Luanda, no Salão Internacional de Exposição da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP).

A exposição, denominada “Angola, a Mulher e a Paz”, inaugurada em alusão ao Março Mulher e ao nono aniversário da Paz, que se comemora em 4 de Abril, encerra no dia 20. Os quadros expostos retratam a vivência do povo angolano e expressam o sentimento dos criadores em relação à mulher, à paz e ao país.

Filomena Coquenão disse, ao Jornal de Angola, que os quadros foram retirados das suas colecções antigas e recentes.

A maioria, afirmou, são feitos com base na técnica de acrílico sobre tela, “mas também há pinturas em azulejo e outras em papel de jornais e cartolina”.

Mpambukidi Nlunfidi preparou para a exposição esculturas produzidas no ano passado, também com mensagens sobre a mulher.

Intituladas “Mulher Angolana”, “Mulher Elegante”, “Mulher Sentada”, “Amor Verdadeiro”, “Família Feliz”, “Movimento de Desenvolvimento”, “O Segredo do Desenvolvimento”, “Comunicação” e “Expediente”, as peças do escultor Mpambukidi Nlunfidi revelam o olhar do artista em relação à emancipação da mulher angolana.

Filomena Coquenão é a criadora do programa “EDUC’ARTE” dirigido ao Centro de Formação de Estudo e Artes para Crianças, que apoia o ensino artístico no Complexo Escolar do Ensino Especial e no Centro de Oncologia de Luanda, e no estrangeiro.

Nlunfídi, membro da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), venceu, em 1994, no Congo Brazzaville, o Prémio União Europeia, durante a quinta Bienal do Centro Internacional de Civilizações Bantu (Ciciba).