«Duchamp: A Arte de Negar a Arte

Posted on 2/17/2011 by UNITED PHOTO PRESS

A Exposição Duchamp: A Arte de Negar a Arte é composta por litografias, objectos, aguafortes e readymades do pintor e escultor francês Marcel Duchamp.

Tido como um dos precursores da arte conceitual e um dos principais impulsionadores do movimento do Dadaísmo, corrente artística que rompe com as formas de arte tradicionais e defende a espontaneidade e o absurdo, Duchamp é considerado um dos artistas mais influentes da história de Arte Moderna.

Os readymades, objectos de uso corrente retirados do seu contexto, assinados e transformados em obra de arte - como é o caso da Fonte (Urinol), uma das suas obras mais famosa e irónica - tornaram-se o elemento de destaque da produção de Duchamp.

A Exposição Duchamp: A Arte de Negar a Arte divide-se em dois temas, o Pensamento e o Método. O primeiro exprime-se numa série de trabalhos orgânicos e não convencionais, ligados à palavra como formulação do pensamento: o desenho, as serigrafias e as gravuras a águaforte. Aqui encontram-se obras como Erratum Musical, 1913, Possible de 1913 ou a célebre edição da La Mariée mise à nu par ses célibataires même (La boite verte) de 1934.

Mais iconoplasta e tridimensional, a segunda parte da exposição representa o Método como filosofia do quotidiano, apresentando os readymades no percurso de Marcel Duchamp como é o caso do Porta Garrafas (Bottle Dryer), o Urinol (Fountain) ou a Porta (Porte).

Artista(s): Marcel Duchamp
Endereço: Páteo de São Miguel,
7000-901 ÉVORA
Telefone: 266748300