Festa das Fogaceiras - Santa Maria da Feira

Posted on 1/21/2011 by UNITED PHOTO PRESS

A Festa das Fogaceiras é uma tradição com mais de cinco séculos, marcados pela devoção do povo das Terras de Santa Maria.

A mais emblemática festividade do concelho de Santa Maria da Feira teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, numa altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de protecção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado 'Fogaça'.

No cumprimento do voto, os ofertantes incorporavam-se numa procissão que saía do Paço dos Condes e seguia pela Igreja do Convento Espírito Santo (Lóios), onde eram benzidas, divididas em fatias e posteriormente repartidas pelo povo.

Assim nasceu a 'Festa das Fogaceiras'. Cumprida em cada dia 20 de Janeiro, esta promessa constitui uma referência histórica e cultural para as Terras de Santa Maria.

O cortejo sai pela manhã dos Paços do Concelho para a Igreja Matriz, fazendo parte dele dezenas de crianças, vestidas de branco com uma faixa à cintura, que levam à cabeça uma fogaça enfeitada. O cortejo é fechado por três raparigas que transportam à cabeça uma miniatura do Castelo. Na Igreja realiza-se uma missa solene, com a benção das fogaças e, à tarde, realiza-se a preocissão que percorre o centro da cidade com os andores de S. Sebastião e de Nossa Senhora.

Reportagem
Cesar Coriolano
cesar.coriolano@unitedphotopressworld.org