Quadro de Julião Sarmento vendido por 37 mil euros

Posted on 9/26/2010 by UNITED PHOTO PRESS

Um quadro de Julião Sarmento foi vendido no sábado em Nova Iorque por 37 073 euros, durante um leilão com obras da colecção Lehman Brothers, que faliu em 2008 marcando o início da crise financeira mundial.

«Where Speech Could Have Been Transcrible» - assim se intitula a obra do pintor português - é um acrílico, grafite e carvão em canvas, pintado e datado de 2001, cuja estimativa de venda se situava entre os 30 mil e os 40 mil euros.

Instado pela agência Lusa a comentar a venda da sua obra e o valor que esta atingiu, o pintor disse apenas: «Acho bem que em vez de ter sido vendido para especulação o tenha sido para algo de útil.»

Julião Sarmento aludia ao facto de as receitas do leilão, realizado pela Sotheby´s em Nova Iorque, se destinarem ao pagamento a credores daquela instituição bancária norte-americana.

O quadro, que, segundo o sítio da Sotheby´s na internet, foi exibido entre fevereiro e maio de 2004 no Van Abbemuseum, em Eindhoven (Holanda), no âmbito da exposição «Julião Sarmento: Echo», foi adquirido pelo Lehman Brothers em 2002 a uma galeria de arte nova-iorquina.

A obra do pintor português - nascido em Lisboa em 1948 - integrava um lote de 160 obras daquela instituição bancária norte-americana.

A leiloeira previa angariar 7,5 milhões a 10 milhões de euros com a venda das obras, cuja maioria, segundo o The New York Times, foi adquirida no início dos anos 1990.

A colecção Neuberger Berman-Lehman Brothers reúne os mais representativos criadores desde o pós guerra, nas áreas da pintura, fotografia, escultura e desenho, ultrapassando as 400 obras.