FESTIVAL MED 2010: O CARTAZ ESTÁ QUASE COMPLETO

Posted on 5/17/2010 by UNITED PHOTO PRESS

O cartaz da sétima edição do Festival MED está quase completo, com mais sete nomes confirmados. Mercan Dede & The Secret Tribe, King Khan & The Shrines, Cacique 97, Mazgani, Zeca Medeiros, Orelha Negra e Andersen Molière juntam-se ao certame de um dos mais conceituados festivais nacionais de world music, que decorre de 23 a 26 de Junho, no Centro Histórico de Loulé.

Mercan Dede, também conhecido como Arkin Allen, tem actuação agendada para dia 26 de Junho, dia de encerramento do Festival MED. O compositor, DJ e produtor turco é conhecido pelas suas composições de fusão, que unem a música tradicional turca e de outras origens orientais a sonoridades electrónicas. Em Portugal, Mercan Dede & The Secret Tribe vai apresentar “800”, o seu mais recente trabalho discográfico, distinguido como o Melhor Álbum de World Music da edição de 2008 da Womex.

King Khan & The Shrines é outros dos projectos a subir a palco do MED 2010 e a primeira confirmação para o dia 24 de Junho, quinta-feira. A banda foi fundada em 1999 por King Khan, ex-The Spaceshits (onde respondia pelo nome de Blacksnake) e ex-Kukamongas. Como King Khan & The Shrines, o colectivo é conhecido pelas suas performances teatrais e pela utilização diversificada de instrumentos, entre eles, teclado, saxofone, guitarra, baixo, bateria, trompete e percussão.

Outra confirmação para o segundo dia do Festival MED é Cacique 97, considerado o primeiro colectivo nacional de afrobeat. Fundados em 2005, os Cacique 97 inspiram-se em Fela Kuti e nos seus ritmos yoruba e highlife africanos, jazz e funk, e transportam-nos para a era tecnológica, com a ajuda de samplers e laptops.

O talento nacional continua a estar bem representado na quinta-feira, 24 de Junho, com Mazgani. O cantor e compositor português acaba de lançar “Sons of Distance” (Abril, 2010), o seu mais recente trabalho, e vai apresentá-lo no palco MED, juntamente com os músicos que o acompanham: Alain Anastácio, João Fernandez, Rui Luís, Sérgio Mendes, Victor Coimbra, Marco Franco e Pedro Gonçalves.

O açoriano Zeca Medeiros, compositor e realizador, conquistou já o seu lugar na história da música portuguesa, assinando bandas sonoras de reconhecidas produções televisivas como “Xailes Negros” e “Mau tempo no Canal”. Com uma carreira de décadas no mundo artístico, apenas em 1999 Zeca Medeiros editou o seu primeiro álbum, “Cinefilias e Outras Incertezas”, em que apresenta ao mundo a sua voz rouca e profunda. O músico sobe ao palco do MED a 23 de Junho.

Francisco Rebelo (baixista) e João Gomes (teclista), dos Cool Hipnoise, o rapper Sam The Kid (Samuel Mira), Fred, baterista dos Buraka Som Sistema e de vários outros projectos, e o DJ Cruzfader são os Orelha Negra, um projecto instrumental que mistura funk e soul, hip-hop, groove, samples e voz, que saiu finalmente da garagem depois de mais de 80 temas preparados. "Orelha Negra" é também o título do primeiro álbum editado em Março deste ano, que será apresentado no MED, a 26 de Junho.

Andersen Molière é um projecto de jovens músicos portugueses, que se tornou mais conhecido depois de ter vencido o concurso de talento Rock Rendez Worten, em 2009. O colectivo é composto por Sá (guitarra e voz), Duarte (guitarra e voz), Alex (baixo), Vanessa (acordeão), João (violino), Paulo (bateria) e Diogo (percussão), e tem actuação agendada para o Palco Castelo a 24 de Junho.

O cartaz do MED 2010, até ao momento:

Quarta-feira, dia 23 de Junho

AMPARO SÁNCHEZ
FEMI KUTI & THE POSITIVE FORCE
VIEUX FARKA TOURÉ
ZECA MEDEIROS
MACACOS DO CHINÊS

Quinta-feira, dia 24 de Junho

KING KHAN & THE SHRINES
CACIQUE 97
MAZGANI
ANDERSEN MOLIÈRE

Sexta-feira, dia 25 de Junho

ORCHESTRA BAOBAB
WATCHA CLAN
3 PIANOS
ANAQUIM
GALANDUM GALUNDAINA
THE LEGENDARY TIGER MAN

Sábado, dia 26 de Junho

MERCAN DEDE & THE SECRET TRIBE
BOOM PAM
VIRGEM SUTA
RENÉ AUBRY
ORELHA NEGRA
DIABO NA CRUZ

Recorde-se que continuam à venda, em todas as estações de CTT, os bilhetes para o Festival MED 2010, disponíveis em três tipologias: Bilhete Diário, Semanal ou Premium, cujos custos de pré-venda são 12,5 euros, 40,5 euros, e 60,5 euros, respectivamente. O Bilhete Premium, de que só serão vendidas 200 unidades, inclui bilhete semanal, T-shirt oficial do MED, estacionamento gratuito e vigiado durante os 4 dias de festival no Parque de Estacionamento Municipal, junto ao Tribunal, e entrada preferencial (porta especial).