Gertrude Stein | 1905

Posted on 10/12/2009 by UNITED PHOTO PRESS



O pintor: Pablo Picasso nasceu em Málaga, Espanha, em 1881. Cresceu em Barcelona e sempre conviveu com artistas e escritores. Em 1904 foi para Paris onde ficou amigo de Georges Braque, de Guillaume Apollinaire, de Max Jacob e de Gertrude Stein, amiga e muitas vezes, esteio. Criou, com seu amigo Braque, o cubismo, e daí em diante não parou mais de criar.

Seu estilo foi do clássico às abstrações mais radicais. Pintor, escultor, desenhista, ceramista, cenógrafo, gravurista e projetista, Picasso é uma das figuras mais importantes e influentes nas Artes Plásticas do século XX. Longevo, talentoso, e com vida amorosa rica e variada, foi um homem que marcou seu tempo.

O retrato: Em seu livro “A Autobiografia de Alice B. Toklas” (1932), Gertrude Stein conta: “Picasso desde os dezesseis anos nunca mais tinha tido alguém que posasse para ele. Nessa altura ele estava com 24 anos . Gertrude nunca pensara em ter seu retrato pintado. Nenhum dos dois sabe contar como a ideia surgiu. Mas o fato é que aconteceu e que ela posou para esse retrato noventa vezes. Havia uma grande poltrona quebrada onde ela se sentou.

Um sofá onde todos sentavam e dormiam. Uma cadeirinha da cozinha onde Picasso sentou para pintar. Um grande cavalete e muitas telas. Ela sentou na pose escolhida e ele sentou muito teso em sua cadeira e muito perto da tela e numa pequena paleta, toda marrom acinzentada, ele misturou mais marrom cinzento e começou a pintar. De repente, num dia ele pintou toda a cabeça. “Quando eu olho, não consigo mais te ver”, ele disse, irritado, e então o quadro ficou assim mesmo”. Óleo sobre tela, 100 x 81.3 cm.
Gertrude Stein nasceu em 3 de fevereiro de 1874, em Pittsburgh, EUA e faleceu dia 27 de julho de 1946, em Paris.

Foi escritora, poeta e uma precursora do feminismo. 27, rue de Fleurus foi o primeiro endereço dela e de seu irmão Leo após deixarem Oakland, em 1891. Foi ali que ela viveu quase 40 anos. Leo era um colecionador de arte e logo Gertrude seguiu os passos do irmão. Sua casa passou a ser conhecida como um "salon": os quadros que cobriam todas as paredes ela comprava de Picasso, Renoir, Gauguin, Cézanne, Gris, Matisse, e muitos outros.

Artistas, escritores e críticos passaram a ser freqüentadores assíduos da casa dos Stein para as reuniões à noite. Picasso e ela tornaram-se grandes amigos e ela foi fundamental no início da vida e da carreira do jovem catalão. Quando alguém comentou que ela não se parecia com a figura no retrato que ele fez dela, o pintor respondeu: “Pode deixar, vai parecer”.

A rua de Fleurus se tornou tão popular que Gertrude, escritora, passou a escrever somente bem tarde da noite, quando todos haviam se retirado. Em 1910, Alice B. Toklas, a amiga que a ajudava fazendo a revisão de seus textos, se muda para lá e passa a ser, dali em diante, a companheira de Gertrude, uma relação que durou 39 anos.

Quando começa a I Guerra Mundial, elas saem de Paris, mas em 1916 voltam para a cidade. Encomendam um Ford dos EUA e o transformam em uma caminhonete para distribuir medicamentos pelos hospitais da cidade. Depois de 1918, tudo mudou e Paris não era mais a mesma. Esses anos seriam conhecidos como “A Geração Perdida”, um mundo desiludido pela guerra. Essa é a Paris de Hemingway e Fitzgerald, que também se tornam grandes amigos de Gertrude. Eles descrevem uma Paris onde a liberdade é muito grande, mas onde o idealismo desapareceu. A festa de Hemingway é uma festa triste.

Até 1933, Gertrude era conhecida como a patronesse de artistas e a protetora de gênios e não como a escritora que sempre quis ser. Mas, nesse ano, com a publicação do interessante “A Autobriografia de Alice B. Toklas”, tudo mudou. Nesse livro, no qual ela escreve como se fosse sua companheira falando, ela relata as primeiras décadas do século XX na Paris dos artistas com quem conviveu intimamente e a quem muito ajudou. É um testemunho de quem viveu e participou dos movimentos artísticos mais interessantes do início do século XX.

Acervo Metropolitan Museum of Art, New York
www.ellensplace.net/gstein4.html
http://www.metmuseum.org/