Casal Obama escolhe quadros modernos para decorar a Casa Branca

Posted on 10/07/2009 by UNITED PHOTO PRESS

O casal Obama pediu emprestadas 47 obras de arte a museus de Washington para decorar as paredes da Casa Branca, revelando um gosto pela arte moderna e contemporânea e pelo trabalho de artistas representantes de minorias.

As obras selecionadas pelo presidente Barack Obama e sua esposa Michelle foram solicitadas a cinco museus, entre eles a National Gallery of Art e o Museu da Escultura Hirshhorn, indicou a assessoria da primeira-dama.

'Sunset', de Winslow Homer


Entre os quadros escolhidos figuram sete obras de artistas negros, entre as quais uma de Glenn Ligon, artista conceitual que explora os temas da política e da raça utilizando em suas telas textos, neón e fotos.

O pintor William Johnson, do movimento "Harlem Renaissance", está representado por quatro obras naif enquanto que os quadros de Alma Thomas, umas das primeiras pintoras afro-americanas, são pinturas abstratas.

Também foram escolhidas várias peças de barro cozido ou de arte dos nativos americanos. George Catlin, retratista do estilo de vida dos indígenas americanos do século XIX, tem uma dúzia de quadros na Casa Branca.

Entre as obras mais clássicas estão "Sunset", de Winslow Homer, e dois bronzes de bailarinas de Degas, enquanto que os pintores abstratos Mark Rothko, Josef Albers, conceituais como Edward Corbett e Jasper Johns, ou representantes da pop-art como Edward Ruscha estão bem representados.

Do outro lado do Atlântico, além de Degas, há naturezas mortas do pintor italiano Giorgio Morandi junto a uma imagem de Nice, de Nicolas de Staël.

Segundo o conselheiro de arte da Casa Branca, William Allman, a escolha dos Obama "demonstra um interesse pela verdadeira arte moderna".

Jackie Kennedy levou um Cézanne para a Casa Branca e Hillary Clinton gostava de artistas abstratos como Kandinsky ou Kooning e as obras de Georgia O'Keefe.