Leilão promete parar Paris

Posted on 2/23/2009 by UNITED PHOTO PRESS


Picasso, Matisse, Mondrian e Yves Saint Laurent são artistas de áreas bem diferentes mas que vão se misturar nesta segunda-feira (23/02), data do leilão mais esperado de muitos anos em Paris, na Grand Palais. Depois da morte do estilista francês, ocorrida no ano passado, o seu companheiro, Pierre Bergé decidiu colocar a venda todo o espólio reunido pelos dois durante mais de 50 anos de vida em comum.

Em Paris não se fala em outra coisa, e o termo mais usado é "venda do século". São 733 obras de arte que abrangem telas de Picasso, Brancusi, Matisse e Mondrian, esculturas, móveis Art Déco, tapeçarias e outros itens num valor total que pode chegar a até 300 milhões de euros. Os objetos, em exposição para o grande público durante o final de semana, serão leiloados em sessão fechada já esgotada para 1200 colecionadores.


Até o governo da China se manifestou, exigindo que duas esculturas em broze sejam devolvidas à China de onde teriam sido roubadas durante a Guerra do Ópio, por tropas franco-britânicas, durante saques. A Associação para a Proteção da Arte Chinesa na Europa pede na Justiça que o leilão seja suspenso o que pode acontecer pouco antes de seu início.


A direção da Christie´s já anuncou que toda a coleção Bergé-Saint Laurent está dentro das normas internacionais e que os proprietários adquiriu as peças legalmente. Por outro lado, Pierre Bergé assumiu que doaria as duas peças de bronze caso o governo chinês passasse a respeitar os Direitos Humanos, saísse do Tibete e aceitasse o Dalai Lama em seu território. "Trata-se de uma chantagem e eu assumo", reconhece o companheiro de Yves Saint Laurent.


"Significado"


Apesar de parecer estranha, a decisão do companheiro de Yves Saint Laurent tem a sua razão de ser. De acordo com Pierre Bergé, depois da morte do estilista "a coleção perdeu uma grande parte do seu significado" e por isso coloca tudo a venda sem arrependimento. Aliás, não tudo, já que Bergé ficou com apenas uma peça, que não é a mais valiosa nem necessariamente a mais bela: trata-se da primeira escultura que comprou em conjunto com Saint Laurent, em 1965. No entanto, para o empresário Pierre Bergé, o catálogo do leilão, que reúne em dez quilos todo um trabalho de 50 anos de pesquisa e de compras, é a principal lembrança do seu feito com o famoso estilista.


Na última sexta-feira (20/02), uma tapeçaria de Burne-Jones do lote 93 estimada em cerca de 500 mil euros, foi retirada do leilão e oferecida por Bergé ao Musée d´Orsay em Paris. Coisa pequena para um evento que pode atrair até 500 milhões de euros e trouxe os maiores negociantes de arte do mundo para a capital francesa.


O dinheiro arrecadado com a venda vai para a Fundação Bergé-Saint Laurent e para pesquisa médica contra a Aids.