Academia francesa de artes distingue Fernando Ruas

Posted on 2/21/2009 by UNITED PHOTO PRESS

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, recebe em Maio a medalha de ouro da Société Académique des Arts, Sciences et Lettres (França), que distingue figuras que se evidenciem nos campos das artes, ciências e letras. A Autarquia de Viseu foi esta quinta-feira informada que o galardão máximo vai ser atribuído ao presidente, a 10 de Maio, em Paris.
Fundada em 1915, a academia francesa distingue personalidades de todas as nacionalidades, que se tenham destacado no âmbito das artes (pintura, escultura, música, arquitectura, entre outras); ciências (medicina, física, biologia, entre outras; e letras (escritores, historiadores, entre outros).
Fernando Ruas é "o primeiro português a ser galardoado com a medalha de ouro" da Académique des Arts, Sciences et Lettres, que já distinguiu os cantores Mariza e Rui Veloso com a medalha vermelha. O autarca de Viseu, que é também o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, mostrou-se "surpreendido" com a distinção.
"Não estava à espera. Fiquei espantado, porque este é um prémio que já foi entregue várias figuras, de diferentes campos, entre as quais consta Marie Curie, que para mim é uma figura mítica", considerou. O autarca recordou que recentemente foi "distinguido por uma universidade polaca, juntamente com o Instituto Camões, com um galardão pelo contributo para a dinamização da Língua Portuguesa".
"Não sei se isto terá alguma ligação e se as pessoas tiveram conhecimento deste galardão. É possível que as instituições falem umas com as outras", acrescentou.
A medalha de ouro será entregue em França, onde refere já ter "recebido alguns mimos".