Exposição retrospectiva de Paula Rego é inaugurada sexta, em Algés, com a presença da pintora

Posted on 9/30/2008 by UNITED PHOTO PRESS

Uma exposição retrospectiva da obra de Paula Rego, com obras criadas desde os anos 50 até à actualidade, vai ser inaugurada sexta-feira no Centro de Arte Manuel de Brito - CAMB, em Algés, com a presença da pintora.
De acordo com o CAMB, Paula Rego, uma das mais conceituadas artistas plásticas portuguesas, estará presente na inauguração, pelas 18:30, no Palácio dos Anjos, onde também estarão outros artistas representados numa exposição paralela, intitulada "Anos 80".
A exposição "Anos 80" reunirá obras de um conjunto de artistas com trabalho importante desenvolvido na década de oitenta, tais como António Dacosta, Nadir Afonso, Júlio Pomar, Graça Morais, Nikias Skapinakis e José de Guimarães, entre outros.
O CAMB foi criado com base na Colecção Manuel de Brito depois da morte do galerista, que acompanhou desde o início a evolução da carreira de Paula Rego, e que viria a criar um importante acervo de obras da artista, ainda hoje representada em Portugal pela Galeria 111.
A retrospectiva sobre Paula Rego, com obras que mostram uma grande diversidade temáticas, suportes e técnicas, permite uma leitura da evolução do trabalho da pintora no decorrer deste período.
Na selecção da exposição "Anos 80" - que inclui ainda obras de Júlio Pomar, Costa Pinheiro, Ângelo de Sousa, David de Almeida e Albuquerque Mendes - é possível observar o retorno generalizado às práticas disciplinares mais tradicionais que caracterizaram este período, como a pintura e a escultura.
Na inauguração das duas exposições - que poderão ser vistas pelo público entre 04 de Outubro e 18 de Janeiro de 2009 - também estarão presentes artistas como Graça Morais, Ana Vidigal e Eduardo Batarda.