Delegacia de polícia tem afrescos de 1930

Posted on 9/12/2008 by UNITED PHOTO PRESS

Como outras cidades européias, Zurique conta com monumentos, igrejas antigas, passeios e bons restaurantes no seu naipe de atrações turísticas. Mas nenhuma outra cidade do continente provavelmente tem como atração turística a sede de polícia. Nem foi levada a tornar o prédio uma atração graças a motoristas que se fingiam de bêbados.
A chefatura de polícia de Zurique entrou nos roteiros turísticos da cidade suíça pelo trabalho e as idéias de dois sobrenomes importantes na história da educação e da arte, ambos nascidos em Zurique: Pestalozzi e Giacometti. Antes de ser a sede da Stapolizei, o edifício, originalmente um prédio medieval, foi um orfanato e, em seguida, um depósito de armas na II Guerra Mundial. Durante a década de 20, teve seu teto e paredes decorados por Augusto Giacometti (1877-1947), tio do mais famoso escultor e pintor Alberto Giacometti. A obra foi encomendada pelo governo da cidade como uma forma de combater a ociosida de provocada pela recessão econômica no país, depois da I Guerra Mundial.


Giacometti era um colorista, ou seja, seu principal interesse na pintura era explorar as possibilidades das cores. Ele adotou variações do amarelo para o abóbora na decoração do interior da sala. E as idéias do educador zuriquenho Johann Pestalozzi (1746-1827), para o desenho das formas.


Idéias de Pestalozzi
O pintor tentou retratar as idéias de Pestalozzi de educação como o uso da cabeça (o desenvolvimento do intelecto), da mão (o incentivo ao tra balho) e do coração (o ensino da moral e da ética). E as combinou com desenhos de flores e de rodas dentadas das fábricas, simbolizando o desenvolvimento industrial sonhado para criar empregos.
Onde entram os falsos bêbados na história? Entram - ou melhor, entravam - para testar o seu teor alcoólico, com a intenção, na verdade, de admirar as pinturas. Quando a polícia se instalou no edifício, a sala decorada era usada como o recinto para suspeitos de dirigir bêbados serem examinados para se decidir se deviam ser punidos ou não. Alguns destes bebuns não estavam tão borrachos assim para não reparar nas pinturas de Giacometti. E a fama do lugar se espalhou entre os zuriquenhos.
A leva de falsos ébrios que começou a aparecer na chefatura, para admirar a obra, foi tão grande, que a polícia transferiu o serviço para outro cômodo e liberou a entrada para os curiosos. Basta deixar um documento de identidade na guarita de entrada. Hoje, as pinturas podem ser admiradas todos os dias, de 9h às 11h, e de 14h às 16h. A Stadtpolizei fica em Amtshaus 1, telefone (44) 411 93 03.