Artista do formol com novo recorde

Posted on 9/17/2008 by UNITED PHOTO PRESS



  • Damien Hirst soma e segue indiferente a polémicas

Damien Hirst, o artista vivo mais cotado no mercado internacional, tão famoso pelas suas instalações de animais mortos conservados em formol como pelo método de venda directa em hasta pública, acaba de estabelecer novo recorde. Em dois dias de leilão arrecadou 140 milhões de euros e, só no primeiro, ficou titular da maior soma paga num só dia de leilão de obras de um só artista: 89 milhões de euros, por 56 obras, superando Picasso, com 14 milhões de euros, por 88 . Aconteceu na segunda-feira, na Sotheby’s de Londres, onde Hirst sujeitou a leilão directo 223 peças, dispensando agentes e galeristas, num claro desafio ao sistema de comissões que pode chegar aos 50 por cento e que considera abusivo.


Trata-se de mais um acto polémico de quem faz da polémica o seu melhor marketing, sendo por isso acusado de trabalhar por amor ao lucro e não à arte. "A maioria dos artistas precisa dos galeristas para dar a conhecer a sua arte", comenta a propósito deste acto de insurreição Pedro Cera, presidente da Associação Portuguesa de Galerias de Arte. Artista da arte ou do lucro, certo é que aos 43 anos Hirst é uma das 150 pessoas mais ricas do Reino Unido com uma fortuna avaliada em 706 milhões de euros, sendo 40 vezes mais rico do que Cristiano Ronaldo e estando a um nível equivalente a um sexto da fortuna de Américo Amorim, o número um do ranking das fortunas nacionais.

JÓIA DA COROA POR 13 MILHÕES A jóia da coroa dos dois dias que durou o leilão de Damien Hirst foi ‘O Bezerro de Ouro’. Com uma base de licitação entre 10 e 16 milhões de euros, foi arrematada por 13 milhões. Um tubarão conservado em formol, ‘O Reino’, foi arrematado por 12 milhões de euros.

PERFIL Damien Hirst, 43 anos, natural de Bristol, Reino Unido, começou a sua carreira na década de 90 e é dele a obra de artista vivo mais bem paga de sempre: 35 milhões de euros custou a caveira cravejada de diamantes (em cima com o artista). Além da instalação, seu cartão-de-visita, Hirst é também pintor e escultor. Tem na morte o denominador comum da sua obra e é um filantropo, tendo participado com Bono, dos U2, em leilões a favor das vítimas da sida.