Stela Barreto em Loulé

Posted on 3/05/2008 by UNITED PHOTO PRESS

A Galeria de Arte do Convento de Espírito Santo, em Loulé, recebe, entre 14 de Março e 13 de Abril, a exposição de pintura “Transfigurações”, de Stela Barreto. Paralelamente, a artista vai promover um curso de pintura criativa durante o período desta exposição, das 10h00 às 13h000 e das 15h00 às 18h00, num total de 16 horas. Nesta acção pretende-se dar a conhecer aos formandos algumas bases sobre técnicas de desenho, pintura e desenvolvimento, Cubismo, grafismos, o nú e a cor (teorias de Kandinski e Iltten), simetria e pintura (métodos compositivos), formas livres, composição com rectas, composição com ângulos, curvas e superfícies e o movimento.

O custo do curso é de 75 euros, e engloba todo o material e lanche. No final do curso, cada aluno recebe um diploma de participação, o trabalho executado, uma sebenta com toda a parte teórica do curso e um DVD do curso. As inscrições podem ser feitas para a Câmara de Loulé, Divisão de Cultura e História Local, através do telefone 289 400 600. Nascida em Portimão, Stela Barreto foi aluna durante anos na Escola de Álvaro Torrão, tendo concluído mais tarde o Curso de Artes dos Tecidos na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa.

É membro da SNBA, da ANAP e da AIAPS. Foi aluna, em 1984, do pintor Jean René Thellier, teve como mestre o artista Carlos Lança e ainda, durante alguns anos, o apoio crítico do mestre Fernando Azevedo. Reside actualmente na cidade natal onde trabalha e tem atelier. Dá aulas de Desenho Artístico, Pintura e Técnicas Criativas no ensino secundário e na escola de Pintura, em Portimão.

Foi distinguida com quatro Menções honrosas em certames da especialidade nos anos 1985/86/93/96, um primeiro e um segundo prémio em 2000 e uma Menção Honrosa em 2001, no Salão dos Sócios da Sociedade Nacional das Belas Artes, um primeiro prémio em 2006 (Lisboa – Inatel) e um terceiro prémio em 20007 (Olhão). Conquistou também um primeiro prémio em Espanha, no Concurso Lucena Punto de Encuentro.

Expõe regularmente em galerias em Portugal e no estrangeiro.