Desejos de Mulher

Posted on 3/09/2008 by UNITED PHOTO PRESS

A Exposição “Desejos de Mulher” apresenta uma pequena parte da produção plástica de acadêmicas do Curso de Artes Visuais da UNIJUÍ, desenvolvida ao longo do ano de 2007 em diferentes Componentes Curriculares.

Em comum, além do vínculo a uma produção acadêmica, é o fato de que todas já foram expostas em outras mostras no estado, algumas recebendo prêmios ou menções. Essas pesquisas plásticas abrangem linguagens da pintura, objeto arte, instalação, e objeto escultórico.

Encontramos máscaras pintadas, pratos cerâmicos, maçãs, abajur, móvel de madeira, manequins, jóias, vestidos, sementes, vidros, madeira, ressignificados para o universo da arte. Tais Gettens Goi, com a obra “Manzanas” expõe um móvel de madeira (criado mudo). Na parte superior do móvel um abajur e no seu interior maçãs de cerâmica e plástico todos estampados com imagens de maçãs feitas com xilogravura. Organiza, neste trabalho a união das linguagens da cerâmica, gravura e objeto numa proposta de Instalação. Esse trabalho fez parte da exposição “Manzanas” que aconteceu na Sala Java Bonamigo/Campus UNIJUI e na vitrine da Loja Eletrocenter de Ijuí ambos no ano de 2007.

Berenice Bitencourt Serra Pereira, com os trabalhos “Flutuando” e “A Dimensão” desenvolve um diálogo entre a pintura e uma “quase escultura” com o confronto entre cores e formas do universo da pintura e máscara gessada fundida no suporte da tela. O trabalho “Flutuando” foi selecionado na mostra local, concurso “SESI Talentos”, sendo exposto no Clube Ijuí.

Janine Cristina Thalheiner apresenta um fragmento da Instalação “Você tem Fome de Quê?” exposta na Sala Java Bonamigo/Campus UNIJUI no ano de 2007. Nela encontramos uma produção de pratos cerâmicos com imagens, palavras e diversos símbolos gráficos, um banner e pequenos cartazes contendo frases e uma letra de música, todos remetendo ao entendimento do título da obra. Esse trabalho foi selecionado na mostra local, passou para a regional e posteriormente para a estadual do concurso “SESI Talentos”, sendo exposta, na última fase, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul no ano de 2007.

Alessandra Darui Pinheiro apresenta a obra “Translúcida”, um manequim feminino coberto com um “vestido” confeccionado com silicone e fragmentos de espelho. Esse Objeto/Instalação foi selecionado na mostra local, passou para a regional e posteriormente para a estadual do concurso “SESI Talentos”, sendo exposta, na última fase, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul no ano de 2007. Maria Suzana Loureiro dos Santos com os Objetos escultóricos “Afinatas Mu: não te falei...” apresenta pequenas esculturas de tecido na cor preta, confeccionadas pela artista unido três em três em suportes planos na cor vermelha. Estabelece uma relação de diálogo e/ou comprometimento entre esses objetos. Esse trabalho foi selecionado na mostra local do concurso “SESI Talentos”, sendo exposto no Clube Ijuí e também fez parte da exposição “Afinatas Mu” realizada na Sala Java Bonamigo/Campus UNIJUI ambas acontecidas no ano de 2007.

Marilene Stahlhöfer apresenta a obra “Narciso” um Objeto Escultórico contendo sementes diversas, fragmentos de madeira, vidros e espelho s/ peça de piso cerâmico. O trabalho “Flutuando” foi selecionado na mostra local, concurso “SESI Talentos”, sendo exposto no Clube Ijuí.

Suele de Mattos Rodrigues apresenta a obra “Submissão”, uma instalação contendo um manequim feminino, tecido de veludo preto, pulseira e tiara com vidros quebrados. Esse trabalho participou do III Salão Universitário de Artes, promovido pelo Curso de Artes Visuais no ano de 2007. Essa exposição tem inicio amanhã, 7, às 8:30h na Câmara de Vereadores de Ijuí, onde também acontecerá um café da manhã para as servidoras da casa em homenagem ao dia internacional da mulher. A exposição vai se estender por todo o mês de março. Sendo que sete mulheres artistas, vinculadas ao Curso de Artes Visuais da UNIJUÍ expõem suas pesquisas artísticas, suas percepções acerca do seu tempo. Falam de hoje, falam do mundo contemporâneo, falam de arte...