Artistas polivalentes

Posted on 3/25/2008 by UNITED PHOTO PRESS

  • A influência foi das escolas Bauhaus, da Alemanha, e De Stijl, da Holanda, que a partir da primeira metade do século passado difundiram a integração de artes plásticas, arquitetura e design. Inspirados por elas, brasileiros como Abraham Palatnik, Lygia Clark e Willys de Castro seguiram os princípios estéticos do construtivismo.
Aquela arte não figurativa, que se caracteriza pela abstração geométrica, tornou-se de fácil assimilação ao ser usada na criação de objetos de consumo diário. Na mostra Diálogo Concreto, essa ponte está representada por pinturas e esculturas de onze importantes artistas exibidas ao lado de cartazes, poltronas e outros trabalhos que estes assinaram como designers. No acervo escolhido, imagens do filme Balé Neoconcreto, feito em 1958 por Reynaldo Jardim e Lygia Pape, revelam os grafismos que a artista viria a utilizar nas embalagens de uma famosa marca de biscoitos carioca. No que pode render outra comparação curiosa, o óleo sobre tela Cornucópia (foto), de Aluísio Carvão (1920-2001), será exibido com as várias capas de livros e revistas feitas pelo pintor.

Diálogo Concreto ­ Design e Construtivismo no Brasil. Caixa Cultural (Galeria 3). Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, 2544-7666, Metrô Carioca. Terça a domingo, 10h às 22h. Grátis. Até 27 de abril. A partir de terça (25).