DON'T Choose a Camera – You Should Be Choosing the Lenses
-
We've all been there. Whether you're buying your first camera, you're
upgrading your current camera, or you're switching brands and systems
entirely, yo...
Google coloca 30000 obras de arte no Art Project
Posted on 4/03/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE
Foi ontem lançada a nova versão do GoogleArt Project, uma plataforma na Internet que permite conhecer virtualmente museus espalhados pelo mundo. Esta nova versão conta, pela primeira vez, com a presença de um museu português: agora qualquer pessoa pode visitar virtualmente o Museu Colecção Berardo – Arte Moderna e Contemporânea, situado em Lisboa.
O Art Project foi alargado e conta com 151 novos parceiros em 40 países, após uma primeira versão lançada em Fevereiro de 2011 com cerca de 1000 obras de arte. Este projecto da Google quer dar a conhecer a arte de museus através de um clique. Pinturas, esculturas, arte de rua, fotografias e grafittis são as vertentes de arte que os museus do Art Project mostra sem que seja necessário ir ao museu. Agora, estão disponíveis 30000 obras de arte em alta resolução.
O projecto permite viajar pelos museus de qualquer parte do mundo, visitar as salas e apreciar as obras de arte de forma detalhada e de modo a conhecer as mais variadas colecções. Os utilizadores podem pesquisar conteúdos através do nome do artista, da obra, do estilo de arte, do museu ou mesmo da cidade.
A vertente social está presente: o Google + e os hangouts de vídeo estão integrados na plataforma, sendo possível ao utilizador criar galerias pessoais. O utilizador pode escolher as suas obras favorita entre as 30000 existentes no projecto, comentar e partilhar com os seus amigos.
Street View Trolley é o nome do carro que tirou fotografias de 360º dos museus que fazem parte do projecto. As várias imagens estão unidas o que permite navegar de forma rápida e fácil nas 385 salas dos museus. O Google Maps é outra plataforma presente, os utilizadores podem aceder ao interior das galerias utilizando o Street View no Google Maps.
As imagens são apresentadas em alta resolução, mas algumas vão mais além e foram captadas com hiper-resolução ou tecnologia de captura de imagem em gigapixels, tornado a observação da arte mais eficaz que feita a olho nu.